
SEMEANDO O FUTURO

Semanalmente, cerca de 140 crianças e adolescentes deixam suas casas no contra turno escolar para construírem um novo olhar para o futuro, por meio da prática esportiva e da dança.
Esse é o propósito do projeto social Semeando o Futuro que há sete anos é realizado pela Vasconcelos, e envolve filhos dos colaboradores da empresa e crianças de famílias de baixa renda.
O projeto promove aulas de balé a cinco turmas e treinos de caratê para quatro grupos de alunos. As atividades ocorrem durante toda a semana e atendem um público entre 5 e 16 anos.
O objetivo do Semeando o Futuro é atender as famílias em modalidades esportivas de difícil acesso pelo valor e materiais, proporcionando uma nova perspectiva na formação do caráter, responsabilidade e valorização da formação acadêmica e esportiva das crianças.
Todo o material utilizado nas aulas, apresentações e competições é custeado pela Vasconcelos, bem como o transporte para o projeto, que pega e deixa a criança na porta de casa.
Além dos filhos de colaboradores da empresa, há disponibilização de vagas para crianças em vulnerabilidade social sem custo algum. “A proposta é tirar essas crianças da rua, ensinar um esporte ou modalidade e ensiná-la a valorizar essas oportunidades”, comentou a coordenadora do projeto, Marta Emília de Ávila Silva.
A equipe de caratecas já participou de diversas competições ao longo dos anos, sagrando-se campeã de quatro edições do Campeonato Mineiro. Também disputou o Brasileiro da modalidade neste ano e ficou entre as cinco melhores equipes do país.